Posts Recentes

O plástico "artesanal" industrial do movimento maker


Desde a revolução industrial, o plástico* se tornou um importante material para o desenvolvimento de novos produtos. A grande maleabilidade, permite sua transformação em diferentes e inúmeras formas, resultando em superfícies suaves e lisas com possibilidade de cores e acabamentos diversos.

A versatilidade do plástico ficou, até pouco tempo, restrito à processos industriais, principalmente a cargo de grandes indústrias com poder de produção em altíssima escala. Bom, isso já é passado, o movimento maker, já popularizou há alguns anos, as impressoras 3d, que permitem a fabricação de peças a partir de filamentos ou resinas plásticas através de um arquivo digital.

Outras iniciativas ao redor do mundo, começam a desenvolver soluções para levar os processos de produção e moldagem de plásticos ao alcance de qualquer pessoa interessada em produzir seus próprios produtos, seja para uso pessoal ou para desenvolvimento de seus negócios.

Em breve, grande parte, se não todas, as tecnologias de produção terão soluções menores, simplificadas e acessíveis à estudantes, empreendedores, designers, artesãos ou hobistas. Isso terá grande impacto no nosso consumo e relação com os produtos.

Madeira, cerâmica, metal são materiais que permitem a criação de peças únicas através de um trabalho manual, mas nem sempre são a opção ideal, com as novas iniciativas de democratização o plástico entra para o contexto do artesanal, da criação cuidadosa mas já trazendo com si o visual e características de uma escala produtiva.

Importante mencionar ainda que além das peças finais, é possível e indicado o uso do plástico para a criação de fôrmas/moldes, que podem ser utilizados para fundir peças dos mais diferentes materiais como, concreto, resina, silicone, gesso, além de outros mais inusitados como chocolate e gelatina.

A nova revolução industrial, a revolução maker, trouxe o plástico para a mesa dos criadores, o que vem a partir disso será resultado simplesmente da criatividade e desejo destes fazedores.

*Falamos neste texto dos chamados termoplásticos, que possuem as características mencionadas.

#movimentomaker #makers

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle