Posts Recentes

Revolução Maker - uma introdução


Todo mundo já ouviu falar da expressão “faça-você-mesmo” que denomina aqueles projetos que não são simplesmente comprados, mas onde o usuário cria e constrói seu próprio resultado final. Na última década essa cultura da “mão na massa” foi impulsionada pelo compartilhamento em rede, que facilita a busca por conteúdos, trocas de conhecimentos e tutoriais. Soma-se à isso um grande avanço tecnológico, que tem tornado cada vez mais acessível a inclusão de ferramentas e processos de fabricação de alta qualidade e eficiência, anteriormente restritos apenas às fábricas e indústrias. E isso tem mudado tudo.


Um movimento global tem crescido com o pilar fundamental da experimentação, onde qualquer pessoa pode materializar suas ideias. O chamado “movimento maker” já é considerado a nova revolução industrial. Não dos imensos galpões fabris, mas dos chamados makerspaces, locais com compartilhamento de conteúdo, colaboração e máquinas para prototipagem e desenvolvimento de novos projetos e produtos. Tecnologia, conhecimento e ferramentas envoltas em um ambiente de cooperação, aprendizado e inovação.


makerspace Fablab instituto Insper - imagem internet link aqui

makerspace We Fab - imagem internet link aqui


No Brasil, diversos makerspaces já podem ser encontrados, principalmente nas capitais. De carácter público ou privado, cada qual com objetivos distintos, mas de maneira geral, sempre impulsionando uma cultura de empoderamento e inovação com seus usuários.



A Instaforma nasce nesse contexto, ampliando as possibilidades de criação e fabricação, sendo mais uma aliada para a construção do futuro e da revolução, sem volta, iniciada pelos makers.




Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle