Posts Recentes

Fabricando com a Instaforma - peças de cimento

Uma das grandes facilidades e vantagens com a Instaforma - vacuum forming desktop é a rápida e prática fabricação de fôrmas para a fundição e produção de peças em série. Com as fôrmas é possível trabalhar com resinas, cimento, glicerina/sabonete e até em produtos alimentícios como chocolates e gelatinas.


Neste post vamos mostrar um pouco das possibilidades de fabricação neste material, sua versatilidade tem feito ser muito utilizado na decoração e em práticas makers / faça-você-mesmo.

Criação do pessoal do FAB LAB BSB com a Instaforma

Um passo-a-passo básico para criar suas peças de cimento com a Instaforma seria:

1- Escolher um molde/matriz para criar sua forma.

Aqui as possibilidades são várias, desde a escolha de produtos já existentes até o uso de moldes exclusivos que podem ser, por exemplos, impressos:

Peça impressa 3d ( arquivo disponível em https://www.thingiverse.com/ ) e fôrma feita na Instaforma

2- Fazer sua mistura de cimento e água, depois encha a fôrma

O processo é bem simples mas vale a pena dar uma olhada em vídeos tutoriais de 'faça-você-mesmo' disponíveis na internet como por exemplo em:

https://www.youtube.com/watch?v=TaxGwQajdBY&t=226s

Oficina de objetos de cimento utilizando a Instaforma para a criação das fôrmas - Oficina e fotografia do pessoal do BSB Fab Lab

Uma dica é que sua fôrma não tenha ângulos retos que dificultem a saída da nova peça e que utilize desmoldante antes de despejar o cimento, pode usar por exemplo a vaselina.

3- Aguardar a secagem, em torno de 3 dias e desmoldar.

Peças feitas com as fôrmas produzidas na Instaforma

É realmente muito simples e divertido produzir suas próprias peças de cimento e com criatividade é possível misturar materiais, acabamentos e chegar em resultados surpreendentes, seguem abaixo algumas inspirações:

images disponíveis na internet.

#maker #makers #movimentomaker #vacuumforming #façavocêmesmo #cimento

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle